Tem duas formas de enxergar a idéia desta coletânea. A primeira é boa, por que a simples idéia de uma coletânea de bandas brasileiras de stoner rock é otima. A segunda é a ruim, por que o stoner rock passou longe de algumas das bandas presentes na coletânea. Preferiram numero a qualidade neste caso, infelizmente. Mais infelizmente ainda é ver umas idéias um pouco sem graça em algumas bandas, o que deixa a coletanea com um saldo negativo, mas não tanto, no geral. Apesar de muita gente falar que o CPM22, o NX Zero, o Charlie Brown Jr. e essas outras bandas da moda são ruins, o que a gente vê aqui tá bem longe de ser alguma luz no fundo do poço, com raras exceções. Não sei como funcionou a seleção das bandas, mas o bom do stoner rock brasileiro (Walverdes, MQN, Astronautas, Flaming Moe, Black Drawing Chalks, etc...) ficou de fora, salvo Goldfish Memories e The Envy Hearts. Num sei se alguém vai vir com o papo de "faz melhor então", mas no caso da maioria, num deve ser muito difícil. Vou fazer um faixa-a-faixa aqui, mas não vou considerar a qualidade da produção, mesmo por que eu reconheço o quanto é difícil gravar uma musica sequer nesse país. Vou me concentrar mais na qualidade da música, letra, essas coisas, com a minha modesta (mas nem tanto) opinião.
BANDA - Musica - Comentário
PERCY'S BAND - Eu Não Presto - O titulo da musica já diz tudo. Não presta. O musiquinha ruim! Tinha que ser do cara do Patrulha do Espaço (pior banda brasileira ever). Nada se salva nessa música.
THE ENVY HEARTS - Stronger Than Ever - Essa é legal, principalmente o instrumental. Precisa melhorar o vocal, num sei como, mas precisa. Mas num chega a compremeter o som não, que tem uma levada bem stoner mesmo. Gostei.
BARRA PESADA - Sad - Essa eu gostei bastante. Parece Fu Manchu, principalmente o vocal. Só não entendo essa de nome em português e musica e inglês e vice-versa. Ou tudo em um, ou tudo em outro.
TOMADA - Meu Deus Que Mulher - Ruim. Bem tocada e tals, som até que legal, só que muito batido. E a letra e o vocal são muito ruins também. Essa coisa de tocar rock setentista em português já foi provada que não dá certo nos próprios anos 70. Ninguém precisa de mais uma banda emulado descaradamente a década de 70.
KALI - 7 Palmos - O começo a lá Charlie Brown Jr. é ruim de doer. O vocal e a letra são muito abobalhados. O instrumental é até legal só que meio previsível. Meio xoxa essa.
TUBLUES - Ambição Ardente - Rock de tiozinho. Deve ser o mesmo cara do Percy's Band. Mesma coisa que o Tomada. Eles tocam bem e tals, o tipo de som é legal e tals, mas já deu né?! Saturou já esse tipo de som. Tem gente que parece que vive no passado. Fora que música com nome de novela mexicana num dá!
GOLDFISH MEMORIES - Rise Above The Flames - Aí sim! Muito boa essa! Do instrumental até o vocal, dos riffs até os timbres, tudo é legal nessa. Só que a voz tá um pouco limpa demais. Mas fácil, fácil é a melhor do cd. Goiânia faz as melhores bandas do Brasil mesmo.
.50 - Aditivado - Muito boa também, só que o vocal meio Matanza estraga um pouco. Mas dá pra melhorar.
CHUMBO DIRIGÍVEL - Não Tente Aguentar - Ridicula essa! Infelizmente "ainda se faz rock n' roll como antigamente". Essas letras sobre "o rock n roll é demais", "o rock n roll é do barulho" e tals é coisa de mocorongo. Isso funcionava no século passado (talvez retrasado), agora num dá mais né. Fora que a banda sofre do mesmo mal do Tomada, do Tublues, do Percys Band e do FBO. Pararam no tempo. Para o nosso martírio, o Made In Brazil acabou influenciando muita gente. Só lamento.
STATIK MAJIK - Damned - Num é ruim, mas parece que o vocal está tocando em outra banda e a banda está tocando com outro vocal. Tem um desencontro em algum lugar.
PROJETO TRATOR - Raiva - O som é legal, bem rapido e sujo, só que cobriu demais o vocal. Num dá nem pra saber se o vocal é legal ou não. Mas a impressão é boa no geral.
FBO - Rock Saddam - Horrivel! Péssima! Dá até vergonha! Sei que já disse isso mas esse povo tá sem identidade. Pararam nos anos 70 e ficaram por lá. Uma coisa é você usar suas influências e fazer algo que soe fresco, como o Black Crowes e o Soundgarden, outra é você simplismente fazer igualzinho o que suas influências faziam. E mais uma letra que dá vergonha. Num precisa ser poeta, mas também num maltrata os outros, pô!
SUNROAD - Sun In My Hand - Legal essa. Mas nada que impresiona. Podia ser melhor.
LESBIAN TOYS - Reflexo Que Não Enxagua - O vocal é muito preguiçoso. Chatinho até. Mas o som é legal.
CESAR ACHON - Quando Éramos Felizes - ???????????? Num entendi ainda qual a finalidade dessa música nessa coletânea. Ela num combina com todo o resto, não entra no estilo, nada. Caiu de para-quedas.
CARBURA - Você Foi Embora - Das que cantam em português, essa é a melhor fácil, fácil. Mas dá pra melhorar ainda. Mas no geral é legal.
SONIC VOLT - Fora de Foco - Empata com o Carbura. Legal no geral.
EXXÓTICA - Eu Mesmo - É uma enxurrada de verso terminado em ão que irrita até. Fraquinha fraquinha. E já é velha de guerra hein.
MANDRAGORA - Estrada da Incerteza - Mesmo problema do Statik Majik. Estranha.
Brazilian Stoner Rock - [2007] Vol. 1
Percy's Band - Eu não Presto
The Envy Hearts - Stronger Than Ever
Barra Pesada - Sad
Tomada - Meu Deus que Mulher
Kali - 7 Palmos
Tublues - Ambição Ardente
Goldfish Memories - Rise Above the Flame
.50 - Aditivado
Chumbo Dirigivel - Não tente Aguentar
Statik Majik - Damned
Projeto Trator - Raiva
FBO - Rock Sadam
Sunroad - Sun in My Hand
Lesbian Toys - Reflexo que não Enxagua
Cesar Achon - Quando éramos Felizes
Carbura - Voce foi Embora
Sonicvolt - Fora de Foco
Exxótica - Eu Mesmo
Mandrágora - Estrada da Incerteza
Link: Ah, vai no site deles é pega lá, assim num tem xororô.