terça-feira, 19 de agosto de 2008

Brazilian Stoner Rock N Roll - [2007] Vol. 1

Tem duas formas de enxergar a idéia desta coletânea. A primeira é boa, por que a simples idéia de uma coletânea de bandas brasileiras de stoner rock é otima. A segunda é a ruim, por que o stoner rock passou longe de algumas das bandas presentes na coletânea. Preferiram numero a qualidade neste caso, infelizmente. Mais infelizmente ainda é ver umas idéias um pouco sem graça em algumas bandas, o que deixa a coletanea com um saldo negativo, mas não tanto, no geral. Apesar de muita gente falar que o CPM22, o NX Zero, o Charlie Brown Jr. e essas outras bandas da moda são ruins, o que a gente vê aqui tá bem longe de ser alguma luz no fundo do poço, com raras exceções. Não sei como funcionou a seleção das bandas, mas o bom do stoner rock brasileiro (Walverdes, MQN, Astronautas, Flaming Moe, Black Drawing Chalks, etc...) ficou de fora, salvo Goldfish Memories e The Envy Hearts. Num sei se alguém vai vir com o papo de "faz melhor então", mas no caso da maioria, num deve ser muito difícil. Vou fazer um faixa-a-faixa aqui, mas não vou considerar a qualidade da produção, mesmo por que eu reconheço o quanto é difícil gravar uma musica sequer nesse país. Vou me concentrar mais na qualidade da música, letra, essas coisas, com a minha modesta (mas nem tanto) opinião.

BANDA - Musica - Comentário

PERCY'S BAND - Eu Não Presto - O titulo da musica já diz tudo. Não presta. O musiquinha ruim! Tinha que ser do cara do Patrulha do Espaço (pior banda brasileira ever). Nada se salva nessa música.

THE ENVY HEARTS - Stronger Than Ever - Essa é legal, principalmente o instrumental. Precisa melhorar o vocal, num sei como, mas precisa. Mas num chega a compremeter o som não, que tem uma levada bem stoner mesmo. Gostei.

BARRA PESADA - Sad - Essa eu gostei bastante. Parece Fu Manchu, principalmente o vocal. Só não entendo essa de nome em português e musica e inglês e vice-versa. Ou tudo em um, ou tudo em outro.

TOMADA - Meu Deus Que Mulher - Ruim. Bem tocada e tals, som até que legal, só que muito batido. E a letra e o vocal são muito ruins também. Essa coisa de tocar rock setentista em português já foi provada que não dá certo nos próprios anos 70. Ninguém precisa de mais uma banda emulado descaradamente a década de 70.

KALI - 7 Palmos - O começo a lá Charlie Brown Jr. é ruim de doer. O vocal e a letra são muito abobalhados. O instrumental é até legal só que meio previsível. Meio xoxa essa.

TUBLUES - Ambição Ardente - Rock de tiozinho. Deve ser o mesmo cara do Percy's Band. Mesma coisa que o Tomada. Eles tocam bem e tals, o tipo de som é legal e tals, mas já deu né?! Saturou já esse tipo de som. Tem gente que parece que vive no passado. Fora que música com nome de novela mexicana num dá!

GOLDFISH MEMORIES - Rise Above The Flames - Aí sim! Muito boa essa! Do instrumental até o vocal, dos riffs até os timbres, tudo é legal nessa. Só que a voz tá um pouco limpa demais. Mas fácil, fácil é a melhor do cd. Goiânia faz as melhores bandas do Brasil mesmo.

.50 - Aditivado - Muito boa também, só que o vocal meio Matanza estraga um pouco. Mas dá pra melhorar.

CHUMBO DIRIGÍVEL - Não Tente Aguentar - Ridicula essa! Infelizmente "ainda se faz rock n' roll como antigamente". Essas letras sobre "o rock n roll é demais", "o rock n roll é do barulho" e tals é coisa de mocorongo. Isso funcionava no século passado (talvez retrasado), agora num dá mais né. Fora que a banda sofre do mesmo mal do Tomada, do Tublues, do Percys Band e do FBO. Pararam no tempo. Para o nosso martírio, o Made In Brazil acabou influenciando muita gente. Só lamento.

STATIK MAJIK - Damned - Num é ruim, mas parece que o vocal está tocando em outra banda e a banda está tocando com outro vocal. Tem um desencontro em algum lugar.

PROJETO TRATOR - Raiva - O som é legal, bem rapido e sujo, só que cobriu demais o vocal. Num dá nem pra saber se o vocal é legal ou não. Mas a impressão é boa no geral.

FBO - Rock Saddam - Horrivel! Péssima! Dá até vergonha! Sei que já disse isso mas esse povo tá sem identidade. Pararam nos anos 70 e ficaram por lá. Uma coisa é você usar suas influências e fazer algo que soe fresco, como o Black Crowes e o Soundgarden, outra é você simplismente fazer igualzinho o que suas influências faziam. E mais uma letra que dá vergonha. Num precisa ser poeta, mas também num maltrata os outros, pô!
SUNROAD - Sun In My Hand - Legal essa. Mas nada que impresiona. Podia ser melhor.

LESBIAN TOYS - Reflexo Que Não Enxagua - O vocal é muito preguiçoso. Chatinho até. Mas o som é legal.

CESAR ACHON - Quando Éramos Felizes - ???????????? Num entendi ainda qual a finalidade dessa música nessa coletânea. Ela num combina com todo o resto, não entra no estilo, nada. Caiu de para-quedas.

CARBURA - Você Foi Embora - Das que cantam em português, essa é a melhor fácil, fácil. Mas dá pra melhorar ainda. Mas no geral é legal.

SONIC VOLT - Fora de Foco - Empata com o Carbura. Legal no geral.

EXXÓTICA - Eu Mesmo - É uma enxurrada de verso terminado em ão que irrita até. Fraquinha fraquinha. E já é velha de guerra hein.

MANDRAGORA - Estrada da Incerteza - Mesmo problema do Statik Majik. Estranha.


Brazilian Stoner Rock - [2007] Vol. 1



  1. Percy's Band - Eu não Presto
  2. The Envy Hearts - Stronger Than Ever
  3. Barra Pesada - Sad
  4. Tomada - Meu Deus que Mulher
  5. Kali - 7 Palmos
  6. Tublues - Ambição Ardente
  7. Goldfish Memories - Rise Above the Flame
  8. .50 - Aditivado
  9. Chumbo Dirigivel - Não tente Aguentar
  10. Statik Majik - Damned
  11. Projeto Trator - Raiva
  12. FBO - Rock Sadam
  13. Sunroad - Sun in My Hand
  14. Lesbian Toys - Reflexo que não Enxagua
  15. Cesar Achon - Quando éramos Felizes
  16. Carbura - Voce foi Embora
  17. Sonicvolt - Fora de Foco
  18. Exxótica - Eu Mesmo
  19. Mandrágora - Estrada da Incerteza

Link: Ah, vai no site deles é pega lá, assim num tem xororô.

20 comentários:

Anônimo disse...

VC DEVE SER UM EMO DAQUELES BEM VIADOS ENRUSTIDOS MESMO!! VAI ESTUDAR ROCK'N ROLL VAI!

Anônimo disse...

Cara..tudo bem que vc não goste de muitas bandas que principalmente se influenciaram pelos anos 70,mas é sua opinião, que modesta, mesmo se nota que não entende do que aconteceu nosso cenario musical. Tem que ter respeito pela essa gente que fez e faz rock nacional(Vc gostando ou não ).Percy Weiss é um icone do nosso Rock Brazuca e bandas como Patrulha, Harppia, Centurias e O Tublues merece nosso respeito...repito..mesmo não gostando. E vc lógico não deve saber o objetivo desta coletanea..Simplesmente é para divulgação e não tendo necessariamente bandas de Stoner...mas a Coletanea chama Brazilian- Stoner- Rock´n´Roll....Bandas de Stoner e rock´n´roll...Não sou eu que produzi e nem lancei esta coletanea...mas cara...eu admiro que tem iniciativa para isso, pois neste País...rock não é valorizado...As bandas precisam de espaço....Eu respeito tua opinião..mas sua critica é imatura, com uma baita falta de respeito as bandas e vc mostrou que não tem cabeça aberta para saber o que é rock´n´roll.O problema é esse..que na maioria que se julgam "roqueiros" pensam que o rock nasceu hj..não teve passado e essas bandas do passado não merecem respeito e nem espaço.
Infelizmente esse blog tb não merece respeito.....
Essa tb é minha modesta opinião.

Renato Stay Rock

Anônimo disse...

"Para o nosso martírio, o Made In Brazil acabou influenciando muita gente. Só lamento".
Isso é coisa que alguém que se diz conhecedor de Rock n' Roll fale? E outra, o que fala do rock 70 nacional é um desrespeito!
Meu, se você só escuta Legião Urbana, Detonautas e essas coisas, eu lamento por você!
Antes de fazer qualquer tipo de comentário infeliz como fez, procure entender do assunto, pois o que parece é que você simplesmente é uma criança que sequer sabia da existência do Rock n' Roll a menos de uma semana atrás!
Zero para o blog e para seu conhecimento musical!

Anônimo disse...

Porra , com certeza vc. é um EMO !!! Como vc. consegue dizer que Edgard Scandurra é o maior guitarrista brasileiro de todos as tempos , vc por acaso sabe tocar guitarra ? Sabe distinguir um Dó de um Sol ? Como vc. critica bandas que estão há tempos tentando encontrar um espaço na mídia ou simplesmente um palco pra tocar , aliás , vc sabe o que é uma guitarra ?? Vai jogar Guitar Hero e baixar musiquinhas do Foo Fighters no seu PC !! Assista a MTV e quem sabe um dia vc. casa com a Penélope , vc. merece !!! Se liga Mano !!!

Artur Gustavo disse...

Bem... Gosto não se discute, mas atacar outras bandas só porque vc não gosta isso ai é um pouco sem senso, esta coletânea foi feito em homenagem sim as anos 70, como diz todo mandamento do rock universal: "Não gostou, não ouve" mas alem de de não gostar ainda coloca o disco e deixa para todos baixarem, isso não dá para entender mesmo, mas também ainda fazer comentários superficiais baseado em "sei-la-o-que" eu recomendo vc tirar então este disco do seu blog, aqui quem fala é Artur Gustavo, o designer que fez o site e as capas, bem como colocou as tags, são pessoas que nem você que poderiam ajudar para que o rock nacional fosse para frente e não estas bandas de comercial de salgadinho que imperam por ai, tenho dito.

Artur Gustavo disse...

Bem... Gosto não se discute, mas atacar outras bandas só porque vc não gosta isso ai é um pouco sem senso, esta coletânea foi feito em homenagem sim as anos 70, como diz todo mandamento do rock universal: "Não gostou, não ouve" mas alem de de não gostar ainda coloca o disco e deixa para todos baixarem, isso não dá para entender mesmo, mas também ainda fazer comentários superficiais baseado em "sei-la-o-que" eu recomendo vc tirar então este disco do seu blog, aqui quem fala é Artur Gustavo, o designer que fez o site e as capas, bem como colocou as tags, são pessoas que nem você que poderiam ajudar para que o rock nacional fosse para frente e não estas bandas de comercial de salgadinho que imperam por ai, tenho dito.

Roberstones disse...

Meu, voçê esta por fora mesmo,INFELICIDADE TOTAL NOS COMENTÁRIOS, se o seu intuíto, foi de que a galera entrasse no BLOG, e no meu parecer ACREDITO QUE FOI, conseguiu, tenho certeza QUE MUITOS ENTRARAM MESMO, mas só porque esta estampado BRAZILIAN STONER ROCK N ROLL - VOL 1, um projeto efetuado com AMOR, DEDICAÇÃO AO ROCK NACIONAL,
CARA, ACREDITO EU NOVAMENTE, que as pessoas que entraram, me junto a elas, JAMAIS ENTRARÃO NO BLOG, e tenho certeza, QUE MUITOS, QUE DE VEZ OU OUTRA ENTRAVAM TAMBÉM,não entrarão mais também.
Tchauuuu e (não gosto desta palavra ), mas vou postar: PARA NUNCA MAIS☻☻☻

Roberstones disse...

Meu, voçê esta por fora mesmo,INFELICIDADE TOTAL NOS COMENTÁRIOS, se o seu intuíto, foi de que a galera entrasse no BLOG, e no meu parecer ACREDITO QUE FOI, conseguiu, tenho certeza QUE MUITOS ENTRARAM MESMO, mas só porque esta estampado BRAZILIAN STONER ROCK N ROLL - VOL 1, um projeto efetuado com AMOR, DEDICAÇÃO AO ROCK NACIONAL,
CARA, ACREDITO EU NOVAMENTE, que as pessoas que entraram, me junto a elas, JAMAIS ENTRARÃO NO BLOG, e tenho certeza, QUE MUITOS, QUE DE VEZ OU OUTRA ENTRAVAM TAMBÉM,não entrarão mais também.
Tchauuuu e (não gosto desta palavra ), mas vou postar: PARA NUNCA MAIS☻☻☻

Pedrão do Som Nosso de Cada Dia disse...

Eu sou avesso a insultos ! eu sinto que eles não resolvem , agora é imperativo que tenhamos sempre a total liberdade de expressão mas sem numca esquecer a responsabilidade pelas palavras !! Elas são muito importantes e dependendo de como são usadas podem refletir conceitos enganosos !!
Acredito e sinto que seria de muita valia um estudo mais aprofundado na história setentista ! Quem sabe vc acbe se surpreendendo com boas descobertas !
É sempre bom prestar muita atenção ao que é dito e escrito !
Vc mne parece ser um jovem bem intencionado ! não deixe que sua arrogancia intelectual lhe cubra os olhos !
Abços e muitas felicidades

Anônimo disse...

Malucos Pelo MADE disse:
cara vc mexeu num vespeiro, talves porque não estava lá quando as coisas rolavam...Vai ouvir xururú meu chapá e deixe o ROck pros MALUCOS...

Anônimo disse...

¨E NA BUNADA ,NÃO VAI DINHA ?

Anônimo disse...

Viu o que da criança no meio do rock de tiozinho, rock de adulto, rock de verdae?

Da isso! Não sabe escrever, não sabe o que é rock, faz parte da moda, é aculturado, nem imagina o que seja música e o principal: NÃO SABE ONDE E COMO COMEÇOU TUDO!

Esses novatos são foda..isso que da brincar de blog e mp3.NÃO TEM A VIDA FORMADA POR COMPLETO!

Que dó de vc, crinça!!

MARINA BERGACCI

Cláurio Neves, a.k.a. Nego Cláu disse...

Os leitores do blog e críticos desse post ainda não perceberam o que ele acabou provocando: uma discussão válida em cima dessa coletânea.

Discordando ou não da opinião do nobre "escritor", vale a pena ler, principalmente por causa das respostas que ele teve.

O dono desse blog pode não ter conhecimento e bagagem musical pra escrever sobre rock setentista (ele mexeu num vespeiro, como foi dito), mas demonstrou que sabe juntar gente q tem conhecimento pra discutir isso. E chamou a atenção pro disco, colocando o link pra download e deixar que os leitores tirem suas próprias conclusões.

E mais: Rock'n'roll não tem nada a ver com respeito, isso é papo de rapper nacional. hehehehehe. Um pouco de irreverência não faz mal pra ninguém.

Asa Negra disse...

Ninguém tem que exigir respeito de uma crítica musical. Lester Bangs, Greil MArcus, Steve Albini, todos foram extremamente desrespeitosos e até o LEd Zeppelin foi extremamente desrespeitado por críticos musicais.

Respeito diz respeito à ética, não à estética.

O Black Sabbath não é venerado por ser uma banda respeitável e sim porque é bom pra caralho!

Não vejo porque baixar o nível da conversa. O autor do blog fez ressalvas sobre a dificuldades de se produzir algo no Brasil e disse que gostou de algumas bandas, não gostou de outras e achou outras uma porcaria. Normal, não? Ainda mais numa coletânea tão extensa.

Eu gosto de algumas coisas de algumas bandas brasileiras dos anos 60/70. De Baobás a Mutantes, passando pelA Bolha e Módulo 1000, entre outras. Mas não vivi essa época e fui descobrir essas bandas 20, 30 anos depois. E conheci bem antes bandas dos anos 90, 80, 70, 60 e cantores dos 50 gringos. Até porque muitos músicos dessas bandas nacionais antigas mudaram de curso. O tecladista do Módulo 1000 tá fazendo MPB, samba, choro hoje em dia, por exemplo. E o Ronnie Von que tocava rock psicodélico e hoje é cantor aposentado de música brega piegas?

É legal conhecer o passado e se possível até saber apreciá-lo para criticá-lo, mas nenhuma banda nacional dos anos 70 vai influenciar diretamente alguém com 30 e poucos anos ou menos.

Sim, muita gente que não viveu essa época vai achar muita coisa dessa época no Brasil uma merda, ora com razão, ora por preconceito, ora por ignorância, ora porque sua formação musical no rock foi diferente.

Pedir respeito e veneração à uma crítica musical é algo sem noção. Entre um crítico musical respeitoso e um filhodaputa, não hesite, fique com o filho da puta!

Fora isso, se se pede respeito puramente por uma questão nacionalista, tanto pior!

É louvável e digno de todo respeito qualquer um que se dedique a promover bandas de rock no Brasil. É uma coisa realmente feita por paixão e com desprendimento total. Mas toda essa virtude ética não pode exigir um retorno e uma aprovação estética, e se assim o faz, acaba perdendo até a virtude ética.

Além do mais, quem tem fôlego e valentia de dar a cara pra bater, tem que saber que vai levar tapas também.

Anônimo disse...

Pegar o trabalho dos outros e montar um blog é muito fácil!!! Porque vc não tenta criar algo!!!

Dr. Carrion disse...

Nooossa! Vou ter que responder todo mundo?

Então um de cada vez

O primeiro, então num vou perder muito tempo. A unica atitude emo (chorar, reclamar, lamentar...) é sua colega.

O Renato, que é muito mais educado merece uma resposta boa, por que ele é gente boa. Eu acho louvável a idéia também Renato, num discordo disso não. E quanto você achar que não merece respeito, normal, sua opinião e eu num vou chorar nos comentários do seu. E o tal de Percy eu acho ruim. Num pode? Todas essas bandas eu acho ruins também! Num pode? E essa coisa de "saber rock n roll" é um papo tremendamente bobo vc não acha? Escutei rock tanto quanto qualquer um de vcs mas o povo insiste em querer ser "o cara que mais entende". Esse titulo eu nunca fiz questão, pode pegar pra vcs.

O terceiro que não assinou. Bom, Made In Brazil tem história sim. Nem discuto, mas que eu acho uma banda pra lá de chatinha, ahhh, isso eu acho. Quanto ao que eu ouço, bom, acho que o que está postado é uma dica não é, gênio! Zero pra vc tb.

O quarto é dos mais engraçados. Edgard Scandurra é na minha opinião o guitarrista mais legal do rock brasileiro sim. E eu toco guitarra sim. Como eu critico? Simples, eu ouço e digo se acho bom ou ruim. Infelizmente, tem gente que acredita que tudo são flores. Mas não é. Bem vindo ao mundo real.

Artur, sério, acho que vocês não leram o post todo. Eu falei que gostei de pelo menos metade das bandas. Goldfish Memories, Carbura, Envy Hearts, .50 e outras. Divulguei de forma crítica. Baseado em sei lá o que? Não sabia que rock tinha virado ciência exata pra precisar ter aprovação de pares e referência bibliográfica (espero que vc entenda o que estou falando). Rock é arte. Vc ouve e tira suas próprias conclusões. Exemplo, Alfredo, colega meu, baixou no link aqui do blog e falou que gostou de várias bandas que eu não gostei e não gostou de várias que eu gostei. Quer dizer, o que eu digo ou deixo de dizer é o de menos, o que importa é o povo baixar e tirar suas conclusões e que se elas forem diferentes das minhas, po, muito legal. Vou tirar o link sim, sem problemas, já ia fazer isso por causa do Cezar. Acho que vcs deixaram de merecer qualquer divulgação, por menor que seja. Pessoas que nem eu são pessoas que ouvem e não puxam saco que nem outros blogs fazem. Divulgar eu fiz, mas vc realmente achou que todo mundo ia amar o trabalho. Enfim, gosto da idéia da coletânea, só não gostei de algumas bandas. Sejam menos dodóis, por favor.

Roberstones, vc acha realmente que eu ligo se são uma ou mil pessoas que vão entrar aqui? Dá um tempo né? Vc vê eu divulgando meu blog por aí? Eu num to nem ai filhão. Aliás, vou dormir na pia por que vc num vai aparecer mais. É hj q eu choro o dia inteiro.

Pedrão, vc, assim como os outros, insiste que eu preciso aprender um pouco a história setentista e blá blá blá. Cara, já ouvi de tudo da época e eu não estou falando de Led, Purple ou Sabbath, muito menos de rock progressivo. Quanto a arrogância intelectual vc viajou um pouco, já que seu coment e os anteriores querem "ensinar o rock setentista para esse pobre garoto" (já descobriram a minha idade até, devem pensar que eu tenho 18). A unica arrogancia intelectual é a de vcs. Pelo menos vc num insulta. Seria muito bom se sempre tivesse um coment como o seu. Abraços pra vc tb.

Malucos pelo Made, vc é engraçado, gostei de vc. Rock é pros malucos, wuuuuuu! Estereótipo total. Ah, Made continua sendo um saco pra mim.

Esse que vem depois é engraçado. Comenta mais colega. Repetindo essa piada umas 40 vezes vc arranja um trampo no Zorra Total!

Ô Marina, eu num sei onde começou não mesmo. Mas pelo jeito vc escreveu a história dele. Me conta então. Começa com "Era uma vez" pra combinar mais e tals...

Nego Clau, esse sim! Esse papo de bagagem eu acho meio furado como já disse aqui, mas vc falou tudo. Num pode falar mal de nada que o povo já fica dodói? E depois o emo sou eu! E o lance de desrespeito é isso ai mesmo. Num lembro de ter falado que o tal de Percy é um ladrão, assassino, pedófilo. Só falei que acho o som do cara ruim. Isso é desrespeito? Vc sim é um cara legal, de verdade. Vô no seu blog agora! abraço

Asa Negra, meu o que vc falou é genial. Vc e o Nego Clau são fantasticos. Sério. Vc é legal! E quando eu escrevi, eu num vou dizer que sabia por que meu blog nunca é visitado e comentado e pra falar a verdade eu num ligo, eu sabia que alguem num podia gostar e até me xingar. Gostei de vc! Do lance nacionalista a todos os outros lances! Vc é demais.

E o ultimo, velho, na boa, vc é quem no mundo?

No mais, obrigado pelos coments. Eu num vou responder mais não por que ceis são muito chatos (tirando o Nego Clau e o Asa Negra que são os unicos que entendem uma idéia clara na frente deles). Eu tirei o link por que, serião, vcs não precisam desse misero blog divulgando o trabalho. Ao invés disso, vou postar só as bandas que gostei da coletânea, assim não dá problemas.

Abraços (só pra alguns, lógico, ehehe)

Anônimo disse...

Sou fã de rock setentista e do chamado stoner rock (rótulo mais ridiculo e sem sentido que existe) e concordo com tudo o que foi dito na crítica.

Tem muita coisa ruim na coletânea e não é ruim pela qualidade da gravação. Tem muita coisa ruim, pq é simplesmente ruim.

Anônimo disse...

Cara vc é coitado !!! ...não sabe o que é rock !!! ...vc é uma merda !!!!

...e da-lhe Percy!!!

Dani disse...

Entender o rock.
História do rock.
Respeito (erroneamente confundido com ausência/proibição de critica).
Necessidade (desproporcionada)de Aceitação.

Quando foi que o rock ficou tão sisudo? Tão repressor?

=P

Dr. Carrion disse...

"Cara vc é coitado !!! ...não sabe o que é rock !!! ...vc é uma merda !!!!"

Heheheh, num parece o Stallone Cobra falando? heheheuhehue

"Você é a doença, eu sou a cura! Você é um cocô! Eu vou matar você!"

heueuheue

muito bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...